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Arroz integral

A presença de fibras, proteínas, magnésio e algumas vitaminas tornam o arroz integral um alimento especialmente importante para aqueles que buscam o emagrecimento. Ele pode auxiliar na sensação de saciedade, redução do colesterol, da glicose sanguínea, da ansiedade e da depressão. Obviamente, isso só será alcançado quando o arroz fizer parte de uma alimentação individualmente equilibrada e rotineira.

Agora resta a pergunta: como essa casquinha, que parece tão insignificante, consegue resultados tão surpreendentes?

A resposta está no seu teor de fibras. Quanto maior seu valor, menor é a quantidade de glicose e lipídios absorvidos. Esses fatores são importantes para evitar a deposição de gordura intra-abdominal. É que as fibras formam uma espécie de goma quando entram em contato com a água e, assim, tornam a digestão mais lenta, fazendo com que o açúcar proveniente dos alimentos seja assimilado aos poucos. Se não fosse dessa forma, aumentaria a produção de insulina, hormônio responsável por mandar a glicose para dentro das células. Só que, em excesso, ele infla os pneus da barriga e, ainda, abre caminho para o diabete.

Consumo de frutas

O ideal é que seja consumido de 3 a 4 porções de frutas por dia (in natura ou como sucos naturais). Essas frutas podem estar no café da manhã, almoço e jantar, ou ainda, nos intervalos entre as refeições. As frutas in natura contêm mais fibras do que os sucos.

1 porção de fruta, equivale a:

- 2 laranjas limas;
– 2 fatias de abacaxi;
– 1/2 mamão papaia;
– 1 banana pequena;
– 2 pêssegos pequenos;
– 10 moranguinhos;
– 1 goiaba grande;
– 1 pedaço de melancia (250g);
– 1 pedaço de melão (200g).

Fonte: Equipe Portal Nutrição.

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