Blog

Jardinagem: Uma excelente prática para evitar doenças

Jardinagem

Por mais que a grande maioria das pessoas ainda afirme que o envelhecimento é uma fonte de impactos negativos à saúde, os idosos podem reverter esse quadro com muita sabedoria, cuidados e exercícios. E aproveitar o mês de setembro e a chegada da primavera pode ser um grande passo para quem deseja se ocupar.

Que tal experimentar a jardinagem? Essa prática contribui não só para o bem-estar, mas também sobre o aprendizado com a terra, plantas e flores, o que acaba proporcionando, automaticamente, a sensação de paz e tranquilidade. E isso na melhor idade é essencial.

De acordo com alguns terapeutas ocupacionais, a jardinagem para os idosos previne doenças como depressão, ajuda no combate à inércia e na diminuição de várias dores, principalmente na coluna.

E já que os idosos vivem em uma época onde gozam mais o tempo de lazer, a jardinagem tem um potencial de satisfazer nas necessidades criadas pela mudança de estilos de vida. Por isso, quando um idoso se dedica a cuidar da terra, das plantas e das flores, ele sente uma melhora em sua autoestima e pode ensinar outras pessoas a fazer um belo jardim ou uma horta e plantar frutas e verduras.

O contato com a natureza e a realização de exercícios ao ar livre contribuem para que a melhor idade renove a energia, dando alívio ao estresse e a tensão do dia a dia. E com a primavera chegando no dia 23 de setembro, a natureza ficará ainda mais bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas.

Quem realmente quiser apostar na jardinagem, as flores mais indicadas são: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira e dama-da-noite.

Cada uma com seu cuidado especial, é claro!

Dia Nacional Ao Combate do Colesterol

Você sabia que no dia 08 de agosto é comemorado o Dia Nacional ao Combate do Colesterol? Considerado como a principal causa de infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral (derrame) isquêmico nos idosos, por apresentar muita gordura no organismo, o dia para o alerta da prevenção deve ser visto como essencial.

Estar ciente de que o alto índice de colesterol no corpo faz mal e pode levar a uma série de doenças e problemas fazem com que os adultos e principalmente a terceira idade mude alguns hábitos alimentares para preservar a saúde.

Dia Nacional ao Combate do Colesterol

Segundos nutricionistas, a atenção fica no perigo de vários alimentos, em especial o consumo de carnes muito gordurosas, como carne de porco e linguiças, mas também queijo amarelo, biscoitos, pizzas, salgados e comidas fritas. Troque tudo isso por peixes, que são excelentes para ajudar no controle do colesterol.

Vale ressaltar ainda que o colesterol é usado para a produção de vitamina D, hormônios, e ácido biliar, ajudando na digestão de quem consume muita gordura. E apesar de ser conhecido como o vilão de doenças cardíacas, o colesterol na taxa certa é necessário para o bom funcionamento do corpo humano, mas lembre-se: Não exagere e sempre faça exames de controle.

Mas o que posso comer para manter o colesterol estabilizado?

Sempre procure comer mais frutas, vegetais e cereais integrais, pois eles são ricos em fibras e substâncias antioxidantes. Além disso, alimentos que contém ômega 3 influenciam muito no fortalecimento dos ossos, peixes marinhos como atum, salmão, entre outros, contém essa substância.

Reduza a quantidade de sal colocada nos temperos, bem como na hora de temperar salada e carnes. Evite alimentos com alta taxa de gordura, como gema de ovo, fígado, frituras, carnes gordas e laticínios integrais.

Opte por uma vida saudável. Pratique exercícios, coma bem e com toda certeza o seu colesterol não será um problema quando a melhor idade chegar.

Você sabe a diferença entre um asilo e uma clínica de tratamento?

Angeluz

Estudos apontam que o começo deste ano foi marcado como o início de um novo capítulo na história do país, pois uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde indica que até dezembro de 2015, a população de crianças de até cinco anos será ultrapassada pela faixa de idade daqueles que possuem mais de 65 anos.

Ou seja, preparados ou não para este boom, os brasileiros precisam se conscientizar de que as casas voltadas para os idosos farão parte de um futuro bem próximo, já que os índices indicam que o Brasil em 2025 será o país mais velho do mundo.

Porém, engana-se quem acha que casa de repouso é um lugar de maus tratos aos idosos.  Asilo, assim chamado às instituições de assistência social, é abrigo para sustento ou educação, tanto idosos quanto crianças. E geralmente, quando se trata de idosos, os asilos possuem ou contratam pessoas que gostam de trabalhar com pessoas da terceira idade.

Muitos desses lugares recebem doações de pessoas de fora, que doam não só carinho e amor, mas também alimentos, roupas, equipamentos eletrônicos para que a infraestrutura de cada ambiente seja completa e que esses velhinhos sejam sempre muito bem recebidos e ocupem o tempo com um pouco de lazer, uma boa conversa e todo conforto que merecem.

Já a clínica de tratamento para idosos, como o próprio nome já diz, foi feita para receber e cuidar daqueles que precisam de ajuda. Dentro desse ambiente você pode encontrar médicos responsáveis, enfermeiros, quartos moldados para os mais velhos, refeições corretas, entre outras coisas, que beneficiam a melhor idade, principalmente a saúde de cada paciente.

E por mais que muitos fatores influenciem na decisão de levar ou não algum idoso para esses estabelecimentos, às vezes se faz necessário alguém com mais experiência que você cuidar de quem precisa de um pouco mais de atenção.

E o idoso que chega a uma fase de debilidades, seja por conta de doenças ou emocional, precisa ter alguém que dedique seu tempo integralmente a ele. Por isso, tanto o asilo quanto às clínicas de tratamento podem ser boas alternativas.

Pense nisso!

 

Não deixe que o Alzheimer tome conta da sua vida

Não deixe que o Alzheimer tome conta da sua vida

Sabemos que o Alzheimer é uma doença genética que passa de pais para filhos, porém não é necessariamente desenvolvida em todos os pacientes. E por mais que ela seja uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, na maioria dos casos em pessoas idosas, existe tratamento que ajuda na prevenção. Quem sofre de ‘esclerose’ ou ‘caduquice’, como é conhecida em muitas regiões, deve colocar em prática alguns cuidados. Sendo eles descritos da seguinte forma:

1. Estimular o cérebro
O cérebro, sendo exercitado diariamente, reduz o risco de desenvolver o Alzheimer. Que tal conhecer diferentes línguas, ou aprender a tocar algum instrumento? Treinar a memória, decorando listas de compra ou afazeres do dia a dia é um ótimo exercício. Alternativas como fazer jogos de estratégia e raciocínio, como palavras cruzadas, sudoku e puzzle ajudam também. E vale lembrar que, sempre que possível, leia livros, jornais e revistas.

2. Praticar exercício físico regularmente
Fazer exercício pode reduzir 50% a chance de desenvolver a doença, por conta disso, é essencial realizar 30 minutos de atividade física entre 3 a 5 vezes na semana. Dentre algumas atividades recomendadas estão: Tênis, natação, dança, praticar jogos em equipes, etc.

3. Insira uma dieta rica em vegetais e peixes
Alimentos ricos em vegetais, peixes e frutas ajudam a nutrir o cérebro, impedindo problemas graves, como a demência. Além do Alzheimer, essa dieta mais conhecida como dieta mediterrânea evita problemas cardíacos.

4. Tenha uma boa noite de sono
Dormir bem é essencial para manter uma vida saudável. Pois, além de melhorar o rendimento, o sono durante oito horas diárias ajuda a regular o funcionamento do cérebro, prevenindo o surgimento do esquecimento.

Manter sua cabeça ativa e uma boa vida social permite, pelo menos, retardar a manifestação da doença. Previne-se!

Cuidando da apatia em idosos

Certas doenças nos idosos, como Alzheimer e depressão, podem trazer um tipo de sintoma, de comportamento que incomoda muito os familiares, os cuidadores e os profissionais de saúde: A APATIA. Em certas ocasiões, até pode parecer propícia, pois, o idoso está quieto, não atrapalha e nem incomoda. Mas com o passar do tempo, a indiferença e a apatia geram um grande estresse em quem cuida.

O que fazer:

– Observe se o idoso participa de atividades sociais e familiares. Levar para caminhar se ele puder, visitar família ou chamar os familiares para visitar sua casa ajuda a iluminar o dia-a-dia do idoso.

– Procure fazer coisas que o idoso gosta e não que você possa gostar!

– Evite infantilizar o idoso, com joguinhos e brinquedos próprios para as crianças.

– Também estar ciente de que alguns idosos perdem o interesse em fazer determinadas atividades, porque eles já não conseguem fazê-las de maneira correta e se frustram. Por exemplo, uma idosa que cozinhava muito bem e que agora se esquece como preparar e de como lidar com os ingredientes. Quem sabe se você, familiar, animá-la e ajudá-la no preparo de um prato gostoso?

Conheça os melhores cereais matinais para os idosos

Incluir os cereais matinais na alimentação é uma opção nutritiva para todas as idades. Porém, uma dica essencial é optar sempre pelas versões integrais e com pouco açúcar. Elas possuem vitaminas do complexo B, fundamentais para o metabolismo de lipídeos, proteínas e carboidratos, e vitamina E, que conta com ação antioxidante e assim combate os radicais livres.

O ferro, substância que atua na síntese das células vermelhas do sangue, o fósforo, mineral que age no metabolismo auxiliando na ativação das vitaminas do complexo B, o zinco, importante para a ação de diversas enzimas, o magnésio, que contribui para a saúde dos ossos, e o selênio, nutriente bom para a memória, também estão presentes nos cereais.

Além de todos esses nutrientes, os cereais integrais se destacam pelas boas quantidades de fibras alimentares. Elas são importantes para a saúde da pessoa de forma geral, proporciona saciedade e contribui para o controle do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue.

Ao escolher o cereal, é importante ficar atento a algumas questões. “Preste atenção na lista de ingredientes que compõe o produto, aquele item que aparecer em primeiro lugar, significa que estará em maior quantidade. Quanto mais natural o cereal for, melhor. Dê preferência para farinha de trigo integral, flocos de aveia, farelo de aveia e de trigo, mueslis e granolas saudáveis”, orienta a nutricionista Keli Coutinho.

Quem sofre com alergia ou intolerância ao glúten deve evitar cereais com trigo ou centeio. A aveia também não deve ser consumida, pois ela é contaminada pelo glúten quando é processada. Quem tem esses problemas alimentarem pode optar por flocos de milho, flocos de arroz e também incluir a chia e a linhaça.

As pessoas precisam consumir cerca de 4 a 5 porções de cereais por dia em uma dieta equilibrada. Assim, a orientação para todos os grupos pode ser ingerir cerca de uma xícara de cereal por dia, desde que ela entre na quantidade de porções recomendadas por dia. Além dessas observações gerais, cada idade possui suas necessidades e cuidados específicos.

Para idosos – Os idosos podem ter maior dificuldade de mastigar, portanto, é interessante optar por um cereal em pedaços menores. O alimento pode ser consumido com um shake ou uma vitamina para facilitar o consumo.

Caso queira adicionar leite no cereal, procure aqueles com redução de lactose ou a versões vegetais. “Boa parte dos idosos tem uma diminuição da mucosa intestinal e é lá que é produzida a lactase, enzima que ajuda a digerir a lactose”, explica Navarro. É bom que os idosos evitem o excesso de fibras, pois isto pode fazer com que a absorção de cálcio e zinco diminuam.

Via

Cuidando dos penteados: A higiene com o couro cabeludo

O cuidado com os cabelos não pode parar com a idade. Afinal, as ações de pentear e escovar estimulam a circulação do couro cabeludo, removem células mortas e resíduos, e distribuem os óleos do cabelo para produzir uma aparência saudável. O uso de xampus remove sujeiras e óleos antigos, ajudando a prevenir a ocorrência de irritações de pele.

Porém, a freqüência utilizada no cuidado dos cabelos dependerá do comprimento e também da textura do cabelo do idoso, da duração da hospitalização e da condição do mesmo. Em geral, os cabelos devem ser penteados e escovados diariamente, recebendo tratamento com xampu de acordo com a rotina normal. No entanto, atenção, não deve decorrer mais de uma semana, ou talvez duas, entre as lavagens.

A lavagem com xampu é contra-indicada para pacientes com craniotomia recente, fratura do crânio com afundamento, condições que requeiram monitoramento da pressão intracraniana e outros envolvimentos do crânio.

Doe seu troco para a Angeluz

Estamos participando do Troco Solidário, projeto criado pelos hipermercados Comper, com intenção de ajudar instituições da cidade.

Com poucos centavos, você ajudar a manter o sorriso de nossos idosos com Parkinson e Mal de Alzheimer. Participe.

Troco Solidário

Mais resistentes que muitos jovens

É assim que muitos idosos se sentem. Em uma pesquisa do IBGE, hoje no país existem 26,3 milhões de idosos, representando 13% da população. A expectativa é que esse percentual aumente e que em 2060 chegue a 34%, segundo o IBGE.

Se hoje, os idosos são representados por uma figura curvada, apoiada em bengala, o que a população com 60 anos ou mais enxerga é totalmente diferente. Com maior expectativa de vida, os idosos de hoje representam uma geração que se mantém ativa mesmo na velhice.

O IBGE constatou também que o aumento do índice da qualidade de vida é atribuído a uma melhoria na saúde e na condição material dos idosos.

“A sociedade tem visão estereotipada do idoso, com doenças, que consomem recursos da saúde. Que a velhice significa doença e não fazer nada”, constata o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, João Bastos Freire Neto. “É importante dizer que é uma pequena parcela da população idosa que está nessa condição, não é a maioria dos idosos”, acrescenta.

Uma boa qualidade de vida na juventude, cuidados com a alimentação e a pratica de exercícios ajudam a ter uma velhice mais saudável. Além do que se pode prevenir, principalmente com os avanços da medicina.

Hoje o idoso é retratado como uma pessoa dependente. Isso não é mais verdade. É claro que há uma perda de vitalidade, mas o idoso hoje vive mais, está mais saudável, ativo e produtivo. O país está em processo de envelhecimento e levantar essas questões é uma forma de começar a conscientização da sociedade.

 

 

Atividades leves e prazerosas! Como trazer benefícios para a terceira idade?

Alguém ainda acha que com a velhice chegando a vida precisa ficar mais parada, sem atividades?

Nada disso! Hoje, a terceira idade pratica atividades com muito mais frequência que antigamente. Realizar tarefas simples e prazerosas no dia a dia ajuda a melhorar a autoestima do idoso e contribui para o aumento da capacidade.

Por isso, se ocupar de maneiras diferentes e leves, como práticas ocupacionais, é excelente para a chegada dessa idade.  Estudos revelam que a pintura em tela, por exemplo, atua na coordenação motora das pessoas, na capacidade de organização e serve como recurso terapêutico! Não é incrível?

Além de ser relativamente fácil e prazeroso! Não é necessário ser nenhum artista ou pintor profissional para começar a pintar. Pegar o pincel, uma tela em branco e criar já traz todos os benefícios necessitados!

Os canais sensoriais também são ativados durante a prática da pintura. Com isso, ajuda a equilibrar as emoções e soltar a imaginação e pensamentos.

Aliás, especialistas afirmam que pintar é muito interessante para todas as faixas etárias, porém na terceira idade, como requer concentração, pintar aprimora a capacidade de observação, prestar atenção em mínimos detalhes da tela. Consequentemente ajuda a ativar a memória!

Uma outra opção divertida, prazerosa e leve é a dança! Uma pesquisa realizadas na Itália mostrou que a prática possui inúmeros benefícios para a saúde do coração, além de aumentar a capacidade respiratória e consequentemente melhorar a qualidade de vida do dançarino!

Mais uma vantagem da dança é que ela ajuda a manter o cérebro em plena atividade, melhorando a coordenação motora e a concentração, pois eleva a circulação cerebral em áreas adormecidas.

Isso porque esses estímulos aumentam as conexões neuronais, proporcionando ao idoso maiores habilidades no aprendizado, raciocínio e na memória. Mediante a isso, reduz o estresse e a ansiedade.

Ajuda a elevar a autoestima e afastar os sintomas da depressão e contribui para um melhor condicionamento físico e mental. A explicação para isso é que através da atividade o cérebro libera serotonina, uma substância que traz a sensação de alívio e melhora o humor e o sono.

E você ainda está aí parado? Pesquise, teste e se encontre na atividade que te faz se sentir bem!

Depois é só se inscrever em algum curso e aproveitar os benefícios da terceira idade!

Angeluz – Hotel e Residência para Idosos Rua Antônio Abdo, 200 – Taveirópolis (em frente à Praça Elias Gadia)
Tel.: (67) 3331-0155
hotelresidenciaangeluz@hotmail.com

2014 © - Angeluz - Todos os direitos reservados.