Jardinagem: Uma excelente prática para evitar doenças

Jardinagem

Por mais que a grande maioria das pessoas ainda afirme que o envelhecimento é uma fonte de impactos negativos à saúde, os idosos podem reverter esse quadro com muita sabedoria, cuidados e exercícios. E aproveitar o mês de setembro e a chegada da primavera pode ser um grande passo para quem deseja se ocupar.

Que tal experimentar a jardinagem? Essa prática contribui não só para o bem-estar, mas também sobre o aprendizado com a terra, plantas e flores, o que acaba proporcionando, automaticamente, a sensação de paz e tranquilidade. E isso na melhor idade é essencial.

De acordo com alguns terapeutas ocupacionais, a jardinagem para os idosos previne doenças como depressão, ajuda no combate à inércia e na diminuição de várias dores, principalmente na coluna.

E já que os idosos vivem em uma época onde gozam mais o tempo de lazer, a jardinagem tem um potencial de satisfazer nas necessidades criadas pela mudança de estilos de vida. Por isso, quando um idoso se dedica a cuidar da terra, das plantas e das flores, ele sente uma melhora em sua autoestima e pode ensinar outras pessoas a fazer um belo jardim ou uma horta e plantar frutas e verduras.

O contato com a natureza e a realização de exercícios ao ar livre contribuem para que a melhor idade renove a energia, dando alívio ao estresse e a tensão do dia a dia. E com a primavera chegando no dia 23 de setembro, a natureza ficará ainda mais bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas.

Quem realmente quiser apostar na jardinagem, as flores mais indicadas são: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira e dama-da-noite.

Cada uma com seu cuidado especial, é claro!

Angeluz – Hotel e Residência para Idosos Rua Antônio Abdo, 200 – Taveirópolis (em frente à Praça Elias Gadia)
Tel.: (67) 3331-0155
hotelresidenciaangeluz@hotmail.com

2014 © - Angeluz - Todos os direitos reservados.